16 outubro 2008

Das coisas mais irritantes do mundo


Ontem me irritou ouvir uma mesa inteira (que eu não conheço) no restaurante da hora do almoço cantar parabens para alguém que eu também desconheço. É muito chato participar do parabéns dos outros sem ter sido convidada. Ao menos se eu ganhasse um pedaço de bolo.

Assim como me irrita gente feliz e expansiva demais quando estou de mau humor de manhã. A menina que trabalha comigo e que fuma um cigarro comigo na hora do meu torpor matinal, que eu estou mais querendo me fechar no mundo e pensar nas minhas coisas. Ela fala alto e quer fazer piadinha sem graça numa hora em que nada tem graça. Isso me irrita.

Me irrita ouvir a amiga com síndrome de Poliana elocubrando teorias mil sobre o último cara que ela ficou. Ela beijou ele uma vez e já está pensando em casar. Meu Deus, alguém pode explicar a ela que nada podemos esperar dos homens, mesmo depois de casadas, nada podemos esperar destas criaturas tão imprevisíveis? Me irrita essa coisa de querer um amor, me irrita essa coisa dela ficar pendurada no MSN, me irrita o papo dela porque ela não tem mais assunto a não ser esse, ele, ele, ele. A paixão é uma coisa irritante, ainda mais a pseudopaixão de gente carente e desesperada prá arrumar um homem. Irrita muito.

Me irrita a outra que fica querendo saber de tudo da minha vida, me irrita gente mascando chiclete de boca aberta, me irrita gente que faz aquelas combinações "a gente podia jantar essa semana, né" e depois nem aparecer e nem ligar e nem dar notícias e me fazendo jantar a comida que eu fiz antes de ontem requentada no microondas.

Me irrita o chefe chegando de manhã cedo com "eu preciso da sua ajuda", enquanto o que eu mais quero durante o meu despertar no escritório é baixar músicas e escrever meus textos. Me irrita o celular me despertando de manhã cedo com "Girls Just Wanna Have Fun" quando de fun o meu dia não vai ter nada.

Me irrita atender o telefone e escutar "poderia por favor falar com a senhorita nome sobrenome", seguido de um "eu tenho uma excelente proposta para a senhora, uma promoção imperdível para assinatura da revista", e eu dizer que não, não quero, e a "telemarketingui" insistir, insistir, insistir. Me irrita demais me insistirem para fazer algo que não quero.

Me irrita o silêncio das pessoas quietas demais, elas me fazem sentir na obrigação de prover assuntos interessantes e de animar aquele silêncio por alguns instantes. Me irrita esta sensação de ter que ser a boba da corte da vez.
Assim como me irrita a faxineira que fala demais, me irrita ter que ligar para casa para dar um recado para ela e ela desembestar a falar. Me irrita ter que ouvir ela falar de como o cachorro dela é inteligente, me irrita ouvir ela reclamar que eu esqueci de comprar Candida, me irrita ela me avisar que o varal está quebrado e que eu preciso consertar. Me irrita ela me perguntar se eu estou namorando, e eu dizer que não, e ela me falar "como pode, uma moça tão bonita e tão inteligente e tão, e tão, e tão... não ter namorado?".

Gente com pena da minha solteirice me irrita.

Me irrita gente que só reclama da vida, quando de ruim a vida delas não tem nada. Elas não percebem que poderiam estar muito mais na merda do que na realidade estão.

Me irrita que depois dos 30 tudo o que eu como, até a folha de alface a mais, vai para a minha cintura. E depois prá perder, é um sacrifício. Fazer dieta me irrita.

Me irrita gente que quer ser intelectual demais, me irrita gente que quer ser executiva demais. Tenho pena destas pessoas irritantes que estão vendo a vida passar dentro de um escritório, que não aparecem prá tomar uma cerveja porque "estão em um projeto muito importante", que quando vão tomar cerveja com você ainda respondem emails no Blackberry, que só falam em business, business, business, clichês corporativos, termos irritantes em inglês, dinheiro, lucro, EBITDA, Balanced Scorecard e o cacete a quatro. Isso é muuuuito irritante.

Me irritam as longas divagações de bêbados. Me irrita o pessoalzinho que quer fumar um e fica enchendo o saco para eu fumar também. E me irrita ter que dar satisfações toda vez que isso acontece de que eu odeio maconha e que essa coisa fedorenta me faz sentir a mais retardada das criaturas. Me irritam as rodinhas de violão, me irrita muito o Legião Urbana e o ser mais irritante dos irritantes, o Renato Russo com suas filosofias baratas.

Quanto mais o tempo passa, mais coisas me irritam, e mais me permito ficar irritada.
E gente irritada demais me irrita também.
É ótimo apertar a tecla foda-se de vez em quando.

Nenhum comentário: